Secretária Municipal de Fazenda, Eduarda La Rocque
Ontem a TV Gestão fez a cobertura do Seminrário que marcou os 40 anos do IBEF. Com presença da Secretária Municipal de Fazenda, Eduarda de La Rocque, e o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, o encontro foi marcado por muita interatividade e debates relevantes para economia brasileira.
A Tv Gestão conseguiu um depoimento exclusivo do Prefeito do Rio. Não percam!
Repórter cinematográfico André Dias, em ação pela Tv Gestão
Equipe Rádio e TV: André Dias, Rosana Freitas e Natália Arduino
A TV Gestão fez a cobertura do 1° Encontro Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá. Realizado no Garden Party, em Jacarepaguá, o evento reuniu executivos para tratar de tema importante para economia nacional: O apagão de mão de obra qualificada. A opinião dos especialistas, você encontra em breve na matéria que a TV Gestão fez no evento. Não perca: http://www.tvgestao.com.br/
Internauta RH fique ligado! Quinta feira dia 25 de maio, acontece o 1° Encontro Empresarial ACIJA. O Objetivo, de acordo com o site do evento, é " apresentar as tendências e as perspectivas no cenário organizacional brasileiro, reunindo em um único lugar grandes pensadores e líderes empresariais para debaterem as inovações que envolvem o recurso humano das empresas." Voce não pode ficar fora dessa!
A TV Gestão fez a cobertura dos dois eventos que deram o que falar. Você não conseguiu comparecer aos eventos? Precisou optar por um ou outro? Não tem problema a TV Gestão conta tudo para você.
Assista nossas matérias em: www.tvgestao.com.br, canal Giro Gestão. A partir do dia 26/05/11
Amanhã a TV Gestão e a Rádio RH farão a cobertura do XXV Fórum do RHD. Sabe quem estará presente? Esse profissional aí ao lado: Heitor Chagas. Ele falará sobre "o Jogo da Malha", o qual define como : "um exercício de identificação das relações de interdependência entre uma determinada área (ou departamento) e cada uma das demais áreas de uma determinada estrutura." e declara: " Como "malha", quero figurar o entrelaçado de relações de interdependência entre as atividades que constituem o exercício das diversas funções que interagem nas organizações." Essa palestra vai dar o que falar.
Heitor Chagas é advogado e especialista em RH pela Fundação Getúlio Vargas, esteve à frente da área de RH de organizações públicas e privadas, como os bancos Boavista e Banerj, a Secretaria de Administração Federal e o Ministério da Saúde.
Assista a matéria a partir do dia 25 em : www.tvgestao.com.br- canal- Giro Gestão.
Com a descoberta do Pré sal, veio a necessidade de formar profissionais na área de Óleo e Gás. A demanda aumenta, mas a falta de profissional qualificado ainda é um desafio para as empresas. Segundo o Diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, as empresas que investirem nessa qualificação, estarão um passo à frente. " As empresas com boa gestão e qualificação de pessoal usufruirão do benefício de estar participando desde o início do projeto", acredita o diretor.
Quer saber mais? Assista a matéria completa em : www.tvgestao.com.br- canal: Giro Gestão e confira a reportagem que Rosana Freitas fez no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio de Janeiro que teve a participação do Diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa.
Essa semana,a Tv Gestão estava em uma correria só!Isso tudo para buscar a informação quentinha e com qualidadade para você. Estivemos presentes no 37º Congresso da ABRH-Rio, em um evento importantíssimo sobre "Como administrar os resíduos hospitalares" e é claro no super evento do Clube do Conhecimento.
Não percam nossas matérias em : www.tvgestao.com.br- canal: Giro Gestão. A repórter Rosana Freitas coletou depoimentos interessantíssimos. Fiquem ligados!
Você confere também no link podcast em " Especiais Rádio RH", no site da Rádio, as matérias produzidas pela Repórter Natália Arduino. A partir de quarta-feira em:
Estamos iguais ao bonequinho ai de cima: feliz, feliz! É que amanhã começa o 37° Congresso ABRH-Rio às 9 horas da manhã. O evento que acontece no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, colocará em debate o tema "Em Busca do Equilíbrio Dinâmico"e falará sobre liderança, gestão, serviços, inovação e criatividade, discutindo de várias formas, como as mudanças geram desequilíbrios e o impacto no mundo da Gestão de Pessoas.
Como está o seu atendimento? Essa foi a grande questão que a consultora Maria do Carmo Bacelar, que também é apresentadora da Rádio RH, trouxe à tona.
Segundo ela, a excelência no atendimento é fundamental para o crescimento das organizações. Ainda de acordo com a consultora, as organizações precisam usar na prática uma cultura com os clientes internos para que assim se conquiste os externos." O atendimento interno atualmente é primordial para o sucesso de uma empresa... O atendimento interno deve ser o primeiro." acredita a palestrante.
O evento "Café Empresarial" acontece uma vez por mês no luxuoso Centro Empresarial Rio, na Paria de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Quer saber mais? Assista a Matéria em vídeo: www.tvgestao.com.br . canal: Giro Gestão.
Há poucos dias, li um artigo que falava de um pássaro chamado “tiê-sangue”, (também conhecido como “tiê-fogo” ou “sangue-de-boi”) encontrado em áreas desmatadas e restingas, da Paraíba até Santa Catarina, principalmente no litoral. O vermelho-vivo é a cor dominante de sua linda plumagem – daí o nome. Por sua beleza, é muito perseguido pelos criadores. Acontece que, quando em cativeiro, o tié-sangue perde sua beleza, suas cores se desbotam – o vermelho se torna alaranjado - e é comum que em pouco tempo morra de estresse. Ou seja, ele só brilha se em liberdade.
Numa época em que se fala tanto em “bullying” e “burnout”, não resisti à tentação de fazer uma analogia entre as características daquele pássaro e o clima interno de algumas empresas.
Através de e-mails que recebo e de depoimentos que ouço durante minhas palestras, fico sabendo que, a pretexto de manter a disciplina e a autoridade, alguns gestores, com ou sem conhecimento da sua organização, continuam distorcendo o uso do chamado “poder”, transformando o local de trabalho em verdadeiros cativeiros emocionais para os funcionários, tirando o brilho deles e, pior, gerando situações de constrangimento e de estresse.
Ter liberdade de expressão, de movimentação e de relacionamento é um direito de qualquer pessoa que viva numa democracia e, no caso das empresas, é um direito de todo profissional, desde que essas manifestações não comprometam seu desempenho.
Conforme reconhecimento do mundo inteiro, o brasileiro é naturalmente alegre, criativo, comunicativo e afetuoso, em qualquer contexto. E é essa energia, essa motivação pela vida, pela expressividade e pelo envolvimento com as pessoas, que o torna tão positivamente diferenciado.
Proibir ao profissional a livre manifestação dessas características equivale a tirar sua liberdade, sua iniciativa e, por fim, seu tônus vital – como ocorre com o tiê-sangue engaiolado. Principalmente se essa proibição vem acompanhada com a ameaça – explícita ou velada – de demissão sumária.
Já foi suficientemente afirmado e comprovado que não é a liberdade de ação e expressão de uma equipe que põem em risco a estabilidade e a eficiência de qualquer liderança. Pelo contrário, não há como obter a lealdade, o entusiasmo, o esforço e o comprometimento dos colaboradores – o que se reflete imediatamente na produtividade e na qualidade dos produtos e serviços – sem que se dê aos mesmos condições dignas e éticas de vida e de trabalho.
O trabalho não precisa ser necessariamente um peso, um sacrifício, ao qual se vai todo dia com medo, tristeza ou raiva. Ele pode ser uma fonte de satisfação e de realização, desde que os profissionais não se sintam em cativeiros simbólicos, sob contínuos constrangimentos, excessiva pressão ou permanente risco de punições.
Se puderem ser livres, ter sua auto-estima preservada e se mostrar como de fato são, sem a obrigação de reprimir sua espontaneidade para agradar gestores, eles revelarão toda sua capacidade produtiva e todos os seus talentos – da mesma forma que faz o tiê-sangue quando em liberdade.
Floriano Serra é psicólogo, palestrante e docente de seminários comportamentais. É diretor-executivo da SOMMA4 Gestão de Pessoas, autor de vários livros e inúmeros artigos sobre o comportamento humano no trabalho. Ex-diretor de RH de empresas nacionais e multinacionais.
* Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião da Tv Gestão ou de qualquer veículo zetha.
Gostou? Quer publicar o seu artigo? Escreva para a gente: redacao@zethacomunicacao.com.br