segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Canal Giro Gestão- Clube do Conhecimento traz nomes renomados do mundo corporativo

Com palestra e debates o encontro falou sobre gestão e o RH na prática

Clube do Conhecimento

Por: Jornalista Rosana Freitas
Fotos: André Garzuze


Gestão, liderança e postura na empresa Brasileira. Foi com o tema que o palestrante e diretor da consultoria Impacto, José Renato de Miranda, abriu mais um evento do Clube do Conhecimento no dia 17 de setembro no Centro do Rio de Janeiro. Miranda falou sobre o ambiente do novo mercado, os bastidores e efeito da pulverização da competição e da renda além do caminho para solução desses conflitos. Entre os assuntos debatidos, destacou a diferença do líder empresarial e do líder esportivo e militar. Segundo ele, ser um líder empresarial acarreta alta complexidade, diferente do militar e esportivo, que tem objetivos mais definidos. “O líder esportivo e militar acompanha treinamentos e tem tempo para preparar sua equipe, diferente do empresarial que tem dia a dia intenso com pessoas de diferentes perfis. Ele precisa lidar com centenas e milhares de pessoas, dependendo da organização. O líder empresarial tem que ser estrategista e diferencia os objetivos de acordo com a empresa...” Acredita José Renato.

José Renato Miranda


Fred Caruso


Com vasto conteúdo, os debatedores Fred Caruso e Luiz Morand entraram no circuito, logo após a palestra de José Renato de Miranda. Fred Caruso, diretor da Metaphor, descreveu como a seleção de pessoas deve ser feita e debateu sobre a importância de se identificar um líder dentro de uma equipe. “O líder é aquela pessoa que é capaz de ouvir os outros, interpretar e fazer com que as pessoas percebam que o que ele esta dizendo é algo pelo qual as pessoas também contribuíram, é fazer com que a equipe se sinta incluída...” Já para o consultor Luís Morand, o profissional de RH tem que acompanhar as mudanças, e não pode ficar preso a leis, ou seja, deve usar o RH na prática. Segundo ele as empresas que são boas para trabalhar não anunciam que são boas. Elas se fazem perceber de acordo com o que os colaboradores falam para os seus conhecidos. “Quem passa os valores da empresa são os que nela trabalham”, acredita Morand. Ainda de acordo com o consultor, o capital humano é a melhor tecnologia. “O ser humano é a tecnologia impar, única, cada ser é diferente do outro ser e essa diversidade é que traz inovações, porque se todo mundo pensasse igual seria ruím, e isso diferencia as boas empresas de outras. Planejar estrategicamente é o que diferencia uma organização da outra.” Esclarece Luís Morand.


Luiz Morand

Para fechar o evento, Basílio Castelo Branco, diretor do Clube do Conhecimento, falou um pouco à TV Gestão sobre a proposta do site. “O Clube do Conhecimento é uma entidade que nasceu com o objetivo de criar a troca do conhecimento e permitir aos consultores que fazem trabalhos inovadores mostrar aquilo que desenvolve nas empresas que trabalham e como diz o nome, trocar conhecimento. Declarou Basílio.




Basílio Castelo Branco


Assista em:  www.tvgestao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário