sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Canal Giro Gestão- O desafio na captação de novos talentos

3º Encontro de Recrutamento debate dificuldades na hora do processo seletivo

Auditório da Zeta Probus
Texto: Rosana Freitas
Fotos: André Garzuze


Flavio Kirk

O universo corporativo já percebeu. Profissionais qualificados são cada vez mais uma verdadeira raridade no mercado de trabalho. Grande rotatividade, pode levar a empresa a ter dificuldade de se manter competitiva no mercado de trabalho. Foi pensando nisso que a Zeta Probus, em parceria com o portal Busca RH, realizou na última quinta-feira, dia 23 de setembro, o 3 º Encontro de Recrutamento e Seleção. O evento que aconteceu no auditório da Zeta Probus, no centro do Rio de Janeiro, reuniu grandes nomes do universo corporativo.  Para falar sobre como utilizar técnicas de inteligência no processo seletivo, o consultor de inteligência e membro do comando militar do leste, Flávio Kirk, contou à TV Gestão a importância de se coletar os dados dos candidatos de forma precisa. “Devemos coletar os dados dos candidatos aos postos de trabalho, pois as técnicas vão desde a pesquisa até as entrevistas. Deve-se reunir conhecimento suficiente a respeito dos atributos profissionais e que devem ser compatíveis com o cargo pretendido”, esclarece Kirk.

Angela Graciela em entrevista a TV Gestão


Na segunda palestra do dia, a coach Angela Graciela, definiu como aplicar o coaching na captação de novos talentos. De acordo com ela, deve- se valorizar primeiro o ser humano “O ser humano tem potencial infinito para muitas coisas, devemos perceber o ser e o conviver, e trabalhar esse ser com as suas qualidades. Quando eu me conheço eu acabo melhorando minha convivência com as pessoas. Depois que eu me conheço eu passo a saber fazer melhor”, afirma a coach.

A política de RH é importante dentro de uma empresa. É necessário qualidade na hora de se produzir uma dinâmica de grupo por exemplo. A palestra de Kleber Rodrigues mostrou dinamismo e muita prática na hora da seleção. Segundo ele é necessário evitar falhas no processo de seleção de pessoas. “As dinâmicas em um processo de seleção é o que mais coloca medo nos candidatos. Muitas vezes eles não estão preparados. Precisamos minimizar erros, é importante analisar a escolha da dinâmica que deve ser adequada à vaga. Precisamos criar um clima favorável, dinâmicas introdutórias e mostrar que não é apenas uma brincadeira”, disse Kléber.


Kleber Rodrigues

O público concordou com as palestras. A fonoaudióloga Nina Vitória disse que o conteúdo foi bastante instrutivo. “Adorei as palestras, a da Ângela (Graciela), por exemplo, falou sobre tudo em pouco tempo. Falou de tudo através da nossa história, da infância, de tudo que vivemos ao longo de nossa vida.” disse a fonoaudióloga.


 RH estratégico é outro fator de sucesso dentro de uma organização, pois conhece o negócio da empresa e assim consegue reter os talentos a partir de uma política de remuneração e benefícios. De acordo com Glaucia Rolemberg, Gerente de Recursos Humanos da Golden Vital, precisamos identificar nossos talentos dentro da própria organização. “É importante reter talentos, mas falamos muito sobre isso, e ainda falhamos muito. Precisamos buscar a excelência, porque é isso que faz a diferença no mundo corporativo. Não devemos buscar apenas um profissional pronto, mas que vá além.",acredita Gláucia


Glaucia Rolember

Basílio Castelo Branco, trouxe os profissionais de RH Vivian Ester e Luiz Morand, eles falaram sobre o diferencial competitivo no recrutamento e seleção de vendedores. São unânimes quando o assunto é o recrutamento na área de vendas. “Deve-se perceber as características do vendedor, ele precisa desenvolver um bom trabalho na empresa e para isso devemos identificar essas características.", afirma Vivian Ester. “Esse evento trouxe a oportunidade de mostrar como funciona o processo de busca de profissionais talentosos e quanto o processo de escolha precisa ser minucioso” Declara Basílio.



Basílio Castelo Branco com Vivian Ester e Luiz Morand

Veja a matéria completa no site da TV Gestão: www.tvgestao.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário